Compostagem

Utilizamos o processo de compostagem para processar parte do lixo orgânico com a utilização de minhocas. Quando trabalhamos com restos de cozinha crus, é importante que façamos o processo dentro de recipientes fechados para não atrairmos ratos e baratas. Num minhocário é possível processar:

– restos de vegetais (folhas, cascas, sementes, bagaços, talos)

– aparas de jardinagem (grama, folhas)

– borras (café, chá, erva mate)

As frutas cítricas, temperos fortes e produtos láticos são agressivos as minhocas devido a acidez. Como regra geral, tudo aquilo que agride a mucosa da nossa boca afetará toda a pele da minhoca. Por essa razão não de deve colocar esses resíduos dentro do minhocário.

Para lidarmos com essa parcela do nosso lixo, podemos fazer a  compostagem sem minhocas – utilizando o mesmo princípio ou picando e colocando diretamente nas plantas. Outra opção é enterra-las, colocando no fundo do buraco um pouco de palha (grama ou folhas secas) e cobrindo o lixo com um pouco de terra. Você pode utilizar o mesmo buraco várias vezes até que o mesmo esteja completamente cheio.

Ainda nos resta manejar os restos de comida. para isso precisamos de outros animais que você pode conhecer na seção “pecuária urbana”.

MANUAIS

Minhocário lixeira viva

Minhocário lixeira viva

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: